A Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), tem entre suas funções de proteção preventiva municipal a atribuição de apoio a outros órgãos de segurança e a setores da PJF. São empenhos realizados, sobretudo, junto a outras secretarias para a garantia do cumprimento das atividades dos servidores envolvidos. Nos quatro primeiros meses do ano, foram efetuados 893 empenhos desta natureza. O número representa um crescimento de 46,3% neste tipo de atividade em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 610 apoios.
Os registros de apoio são caracterizados por atendimentos prestados sob solicitação, ou seja, a demanda por presença da Guarda em determinado local é gerada em razão de pedido de outros órgãos, acolhidos e inseridos na rotina de trabalho e não pelo planejamento geral de emprego operacional das equipes em equipamentos e espaços públicos. Entre os apoios realizados pela Guarda, prevalecem aqueles executados junto às secretarias da Prefeitura, proporcionando condições de segurança para o exercício da função de outros servidores, o bom andamento dos serviços oferecidos pela PJF e a proteção de equipamentos públicos.
São ações realizadas, por exemplo, em apoio à Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Seddup) ou ao Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb), à realização das feiras livres e eventos diversos. Com a Polícia Militar, a Guarda soma esforços em segurança a grandes eventos, como o Carnaval e em operações programadas.
A Guarda Municipal possui a peculiaridade de estar permanentemente em contato com os mais diferentes departamentos da istração municipal. O principal traço dessa vascularidade é seu caráter de prestação de serviços. É natural da atividade diária da Guarda Municipal estar a serviço da ordem, cuidar da preservação do espaço público, apoiando para que outras atividades possam funcionar com tranquilidade e contribuir para a manutenção das condições de segurança para a dinâmica habitual da cidade.
Essa atuação em conjunto permite à Guarda circular nas secretarias e nos serviços da istração municipal, conhecendo a estrutura de cada área de maneira muito particular. De forma que, o guarda municipal contribui com uma visão externa e geral dos cenários de vulnerabilidade. No que se refere à segurança pública, a Guarda age em nome da garantia da normalidade e em acordo com atribuições legais e competências da categoria.
A função da Guarda Municipal é levar aos espaços atendidos um trabalho de relacionamento comunitário, favorecendo a ampliação da sensação de segurança para os servidores públicos em seus postos de trabalho e tranquilidade para quem a esses serviços e se movimenta pelas ruas da cidade em suas rotinas diárias. De modo a fazer valer uma proposta de segurança preventiva, que permite ao cidadão condições para o livre exercício de ir e vir, bem como todos os seus demais direitos.