A 6ª edição da Conferência Municipal das Cidades terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A iniciativa será realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp) e do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), nos dias 3 e 4 de junho no Ritz Plaza Hotel (Av. Barão do Rio Branco, 2000, Centro). As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line.
O objetivo da Conferência é fortalecer a participação social na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento urbano. Entre os temas que serão debatidos estão: moradia digna, mobilidade urbana, regularização fundiária, meio ambiente, mudanças climáticas e governança democrática. O encontro faz parte de um processo nacional que inclui etapas municipais, estaduais e a Conferência Nacional das Cidades.
Na abertura do evento, às 18h30 de 3 de junho, o arquiteto e urbanista, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAUUSP), professor e sócio-fundador da Sandler Ambiente, Sérgio Sandler, e o professor, ex-secretário de Cultura Cidadã e ex-secretário de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo, vão realizar uma palestra magna. O segundo dia será dedicado a painéis temáticos, grupos de trabalho, plenárias e eleição de delegados que representarão Juiz de Fora na etapa estadual.
A secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada, será uma das istas da conferência, abordando o tema "Controle Social e Gestão Democrática das Cidades". Para ela, a 6ª Conferência Municipal das Cidades é um espaço de construção coletiva. “A Conferência surge como um espaço fundamental para a construção coletiva. Mais do que um evento, trata-se de um processo, uma oportunidade de debater, aprender e definir os rumos do desenvolvimento urbano de Juiz de Fora”, explica.
Também participarão dos debates nomes como o do secretário de Mobilidade Urbana, Richard Tavares de Souza, da professora universitária e especialista em habitação, Letícia Zambrano, e o subsecretário de Defesa Civil, Luís Fernando Martins, que trarão reflexões sobre mobilidade, habitação e sustentabilidade ambiental.