Na tarde desta sexta-feira, 25 de abril de 2025, foi deflagrada a Operação Integrada “Fogo no Garimpo” nas regiões atendidas pela 4ª e 5ª Companhias de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais. A ação teve como foco a fiscalização da extração irregular de ouro em cavas aluvionares nos rios das Mortes e Grande, que atravessam áreas de nove municípios, incluindo Tiradentes, São João del-Rei, Ritápolis e Itutinga.
A operação contou com o apoio do BOPE, da aeronave da Polícia Militar e de modernos recursos tecnológicos, como viaturas terrestres, embarcações e jet skis, reforçando a atuação em áreas de difícil o.
Ao todo, 18 balsas foram fiscalizadas. Participaram da ação 121 agentes públicos, sendo 93 policiais militares (71 especializados em meio ambiente, 15 do BOPE e 7 do COMAVE), 16 policiais federais, 8 servidores do IBAMA e 4 da Agência Nacional de Mineração (ANM).
O balanço preliminar aponta:
-
30 pessoas abordadas;
-
16 alvos verificados, dos quais 7 apresentaram irregularidades;
-
7 pessoas presas em flagrante;
-
2 armas de fogo apreendidas;
-
8 dragas e 1 embarcação destruídas;
-
2 tabletes de maconha apreendidos;
-
R$ 449,00 em dinheiro recolhidos.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net