Dando continuidade às ações diárias de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), realizará visitas a residências e terrenos em diversos bairros do município entre os dias 28 e 30 de abril. As atividades seguem um cronograma semanal estabelecido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).
A Prefeitura solicita a colaboração dos moradores para que autorizem a entrada dos agentes em suas casas, possibilitando a realização do tratamento focal. Todos os profissionais estão devidamente uniformizados e são servidores exclusivos da PJF.
Bairros que receberão visitas dos agentes (28 a 30 de abril):
-
Região Nordeste: Parque Independência
-
Região Sul: São Geraldo e Ipiranga
-
Região Leste: Alto Santa Rita
-
Região Oeste (Cidade Alta): Santana (parte alta) e São Pedro
-
Região Central: Paineiras
Orientações durante as visitas
Durante a visita, que deve ser acompanhada por um responsável pelo imóvel, o agente avalia possíveis situações de risco e orienta os moradores sobre como eliminar ou tratar os criadouros. Recipientes sem utilidade ou que acumulam água são removidos. Aqueles que não podem ser descartados são tratados com larvicida. A inspeção é feita tanto na área interna quanto externa do imóvel.
Mesmo em períodos de baixa circulação da dengue, é essencial receber os agentes para evitar aumento dos casos quando as condições forem favoráveis à reprodução do mosquito. A maioria dos focos está dentro das residências, por isso, a atenção da população é fundamental.
Dicas para prevenção
-
Verifique ralos, cisternas, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores;
-
Remova os pratinhos das plantas e mantenha os tambores de água bem tampados;
-
Inspecione banheiros fora de uso, caixas d'água e todo o quintal;
-
Descarte o lixo de forma correta;
-
Proteja a piscina, mesmo que não esteja em uso.
Canais para denúncias de focos do mosquito
A população também pode colaborar denunciando, de forma anônima, locais com possíveis criadouros do Aedes aegypti. As denúncias podem ser feitas pela plataforma JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção, disponível para celulares, tablets, notebooks e computadores, em qualquer navegador.
Outros canais de denúncia incluem:
-
WhatsApp: (32) 98432-4608
-
E-mail: [email protected]
-
Postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga), distribuídos em 11 pontos do município.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.