Na última terça-feira, 29, o projeto Integra promoveu um encontro muito especial com mulheres acauteladas na Penitenciária José Edson Cavalieri (PJEC). O momento foi marcado por música, troca de histórias de vida e muito calor humano. Para tornar tudo ainda mais acolhedor, foram entregues kits de higiene feitos especialmente para o grupo.
Durante a atividade, uma roda de conversa aproximou visitantes e internas, criando um ambiente de diálogo sincero e cheio de emoções. O tema central foi o que significa ser mulher e mãe, e cada participante compartilhou seus pontos de vista, emocionando a todos. Uma das internas comentou: “Ser mãe foi a coisa mais certa que eu já fiz na vida”, enquanto outra afirmou: “É pelo meu filho que eu aguento estar aqui dentro”.
Além do bate-papo, o encontro contou com música ao violão, rap, um lanche gostoso e muita cumplicidade entre todos. A gerente da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Conceição Medeiros, destacou: “O encontro foi tão intenso e gostoso que o tempo ou rápido. Acho que foi bom para elas, mas também foi muito bom para a gente. Uma delas me disse que há mais de um ano não recebia visita da família e não ganhava um abraço. Então, dei o melhor abraço que pude naquele momento”.
O evento aconteceu dentro da fábrica de lençóis, onde o grupo presta serviços, e contou com a participação de servidores da Sesuc, da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e da Secretaria Especial de Mulheres.
Essa atividade marca o início da etapa 2025 do Projeto Integra na penitenciária, que neste ano pretende incluir novos públicos nos seus trabalhos. A parceria com a Secretaria Especial das Mulheres e a Funalfa continuará nos próximos encontros temáticos.
O Projeto Integra é uma iniciativa da Sesuc que promove ações socioculturais, educativas e profissionalizantes para a população privada de liberdade. O objetivo é ajudar a reduzir estigmas, abrir novos caminhos para a ressocialização e facilitar a reinserção dessas pessoas na sociedade.
O envolvimento do município com o sistema prisional demonstra o compromisso da segurança com políticas de prevenção social à criminalidade. Assim, o projeto busca oferecer meios para que as pessoas possam retomar suas vidas com esperança e melhores perspectivas, contribuindo para a diminuição da reincidência criminal.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do portal de noticias RCWTV, a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico, misógino e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.