No Dia Municipal da Pessoa Idosa, celebrado na quinta-feira (8), a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançaram o projeto “Pessoas Idosas na Dança da Vida”. A ação contempla a produção de uma peça teatral intitulada “Dança da Vida” e a promoção de palestras em espaços dedicados ao atendimento das pessoas idosas no município.
A peça “Dança da Vida” tem o objetivo de utilizar o teatro como forma de repensar a terceira idade. Com elenco formado por um casal de idosos, o espetáculo está previsto para ser lançado no Cine Theatro Central no dia 1º de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial da Pessoa Idosa. Além disso, serão promovidas palestras em locais voltados para pessoas idosas com a participação do Procon, orientando sobre finanças e consumo consciente.
De acordo com Leonardo Fortuna, Supervisor de Fiscalização do Procon, essa iniciativa vem somar às diversas ações promovidas pelo Procon para os idosos, que é um público vulnerável e mais suscetível a ser alvo de golpes e ofertas irresponsáveis de crédito. Para o professor da Faculdade de Letras da UFJF, Júlio Cesar Souza Oliveira, o projeto visa chamar a atenção para as pessoas idosas de Juiz de Fora através da arte. “Nós queremos mostrar o quanto a pessoa idosa é protagonista, com seus desejos e anseios, é disso que queremos falar”, complementa.