A inscrição da 20ª edição do Prêmio Amigo do Patrimônio encerrou-se neste domingo (18). A premiação homenageia pessoas e entidades que tenham praticado ações de conservação, preservação, divulgação, salvaguarda e ações educativas que fortaleçam a compreensão do patrimônio cultural. Neste ano foram 70 inscritos na iniciativa.
Para a gerente do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dempac), Renata Morais, "o Prêmio Amigo do Patrimônio é um incentivo à educação patrimonial, uma forma de reconhecimento, por parte do poder público, das iniciativas que protegem e conservam nossos bens materiais e imateriais".
A partir de agora, os próximos os envolvem a reunião da Comissão Julgadora, responsável por analisar as propostas enviadas e definir os contemplados. Ao todo, serão escolhidas 10 iniciativas de pessoas e entidades a serem premiadas. Dentre os quesitos avaliados, além do trabalho em si apresentado, estão os casos de desclassificação como as autoindicações e a falta de portfólio que comprove as ações.
O resultado será divulgado no dia 3 de junho, nos canais oficiais da Prefeitura de Juiz de Fora, e a solenidade de entrega da premiação ocorre no dia 20 de agosto, às 18h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno.