Neste sábado (17/5), às 10h, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, lança um novo formato de visitas guiadas abertas ao público. A atividade, gratuita e quinzenal, propõe um percurso que revela a história, a arquitetura e os bastidores do espaço cultural gerido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
A visita inaugural faz parte da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, que neste ano valoriza o patrimônio imaterial como fonte viva de memória. O circuito começa no Hall de Entrada e segue por espaços icônicos como o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, Cine Humberto Mauro, Galerias Arlinda Corrêa Lima, Genesco Murta e Mari'Stella Tristão, Sala Juvenal Dias e Teatro João Ceschiatti, encerrando na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard.
Diferente das visitas regulares que a FCS já oferece a escolas e grupos agendados, o novo modelo é voltado ao público geral e será sempre único, já que percorre ambientes técnicos e bastidores em uso, como ensaios, montagens de cenário ou movimentações de equipe.
“A proposta é apresentar o Palácio das Artes como um organismo vivo em constante transformação, permitindo que cada visita seja uma experiência diferente”, explica Dulcilene Fonseca, coordenadora do Programa Educativo e de Mediação Cultural da FCS.
O projeto integra o programa AMA – Ano Mineiro das Artes, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), que busca democratizar o o à arte e valorizar o patrimônio cultural do estado. “Com as Visitas Patrimoniais, reafirmamos o compromisso com uma cultura plural e inclusiva”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Além de apresentar a estrutura física, o roteiro destaca personalidades históricas que dão nome aos espaços e contextualiza as exposições em cartaz, como “Lorenzato: Imaginação Criativa”, atualmente em exibição. Para o presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis, a proposta convida o público a enxergar o Palácio das Artes como um espaço de memória e identidade. “Mais do que uma visita, é um encontro com o patrimônio cultural coletivo de Minas Gerais.”
O Palácio da Liberdade, outro equipamento istrado pela FCS, também participa da Semana Nacional de Museus com ações especiais neste fim de semana. Nos dias 17 e 18 de maio, acontecem visitas mediadas temáticas com o título “O Palácio na Rota do Tempo”, além de visitas teatralizadas aos domingos. Todas são gratuitas e abertas ao público, mediante cadastro na recepção do local.
Até o fim de maio, estão previstas novas edições dessas atividades, promovendo uma experiência reflexiva sobre memória, identidade e cidadania.
Para mais informações, a programação completa está disponível no site oficial da Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.