Famílias de baixa renda atendidas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) têm até o dia 30 de junho para atualizar o Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e garantir a permanência no programa de tarifa social, que oferece descontos de até 50% nas contas de água e esgoto.
Atualmente, cerca de 772,5 mil famílias em 637 municípios mineiros são beneficiadas pelo programa. No entanto, a companhia estima que até 1,5 milhão de pessoas em todo o estado estejam aptas a receber o desconto, mas ainda não aderiram ao benefício. Para alcançar esse público, a Copasa está investindo em ações de comunicação e atendimento direto.
A atualização cadastral é uma exigência para manter o benefício. Segundo a companhia, mais de 103 mil famílias já cadastradas correm o risco de perder o desconto por estarem com os dados desatualizados no sistema federal. Só em Belo Horizonte, são quase 11 mil casos, e na Região Metropolitana, esse número ultraa 30 mil.
Para se inscrever no programa, é necessário estar inscrito no CadÚnico, ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residir em imóvel de uso exclusivamente residencial. O interessado deve procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua cidade para atualizar ou realizar o cadastro e, em seguida, entrar em contato com a Copasa com o comprovante do CadÚnico, F e a conta do imóvel.
O benefício começa a valer a partir da análise e aprovação da documentação, e o desconto a a aparecer na fatura seguinte.
A Copasa também vem realizando uma série de ações para ampliar o alcance do programa. Além de mensagens informativas nas contas e envio de SMS para beneficiários, foram ampliados os canais de atendimento, incluindo o WhatsApp (31) 99770-7000, com atendimento das 8h às 18h. O serviço também pode ser solicitado por webchat no site oficial da Copasa.
Outras iniciativas incluem distribuição de material informativo via mala-direta, campanhas em rádios e ações presenciais com a Agência Móvel da companhia, que percorre diferentes bairros e municípios com serviços como atualização de dados, renegociação de débitos, emissão de segunda via de contas e, claro, inclusão na tarifa social.
A parceria com as prefeituras locais e a atuação conjunta com os CRAS têm sido fundamentais para orientar e identificar famílias que podem ser contempladas. A Copasa reforça que garantir o desconto não só reduz o impacto da conta no orçamento familiar como também fortalece o compromisso com o o universal à água e saneamento básico.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.