Minas Gerais deu um o importante na estruturação da segurança pública com a criação do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), uma nova unidade da Polícia Militar (PMMG) voltada exclusivamente ao policiamento de grandes eventos, como jogos, shows e manifestações culturais em todo o estado. A apresentação do novo batalhão foi realizada nesta terça-feira (13/5), em Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema.
O Bepe será instalado no Complexo da Polícia Militar no bairro Gameleira, em substituição à antiga Companhia Independente de Recobrimento e Eventos, que agora ganha autonomia istrativa e operacional, além de estrutura ampliada. A unidade a a ter controle sobre áreas estratégicas como inteligência, logística e efetivo, o que, segundo a PMMG, vai permitir maior agilidade na resposta a diferentes tipos de ocorrência.
“Estamos fortalecendo nossa atuação para que os mineiros e turistas possam frequentar eventos com tranquilidade. A criação do Bepe é mais uma medida que reforça a segurança como prioridade no nosso governo”, afirmou o governador Zema durante a cerimônia de inauguração. Ele também destacou o papel do batalhão na atração de eventos internacionais, como a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que terá jogos em Belo Horizonte.
O tenente-coronel Josmar Henrique Garcia, comandante do novo batalhão, também falou sobre o impacto da mudança. “A criação do Bepe representa um novo capítulo para a segurança pública de Minas Gerais. Estamos prontos para oferecer um policiamento mais eficaz, com foco na paz social e na proteção das pessoas.”
Além do foco nos grandes eventos, o Bepe também poderá ser acionado para apoiar outras unidades da PMMG em situações especiais, conforme necessidade e planejamento conjunto.
O lançamento do novo batalhão foi uma das ações discutidas na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de Defesa Social, realizada em abril. O colegiado, que estava com reuniões suspensas há uma década, foi reativado pelo Governo de Minas com o objetivo de qualificar a resposta das forças de segurança em situações de alta complexidade. Presidido pelo vice-governador Mateus Simões, o conselho é composto por representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e sociedade civil.
O comandante-geral da PMMG, coronel Frederico Otoni, reforçou que a criação do Bepe segue uma diretriz estratégica da atual gestão. “Buscamos mais eficiência no uso dos recursos e na proteção das pessoas. A estrutura que apresentamos hoje é resultado de planejamento e compromisso com a segurança dos mineiros.”
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.