O Governo de Minas Gerais deu um o importante para garantir a inclusão de Belo Horizonte entre as cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. Nesta segunda-feira (30/9), o vice-governador Professor Mateus, juntamente com representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), apresentou os atrativos do estado e da capital mineira durante uma visita técnica da delegação da FIFA ao Mineirão.
O estádio, conhecido como Gigante da Pampulha, é um dos candidatos a receber jogos do mundial feminino, que será realizado pela primeira vez no Brasil. Durante a inspeção, o vice-governador destacou as qualidades que tornam Minas Gerais um destino atrativo, tanto do ponto de vista esportivo quanto turístico. “Minas Gerais é do tamanho da França, com 23 milhões de habitantes e 853 cidades. Temos uma forte tradição turística, com vários sítios protegidos pela Unesco e sendo reconhecidos como o melhor destino turístico do Brasil ano após ano”, ressaltou.
A visita técnica foi liderada por Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA. A equipe de especialistas está realizando inspeções em 12 cidades candidatas até o dia 11 de outubro, verificando estádios, transporte, infraestrutura técnica e aeroportos. O Mineirão já foi sede de importantes competições internacionais, como a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016, o que reforça sua candidatura.
Rhiannon Martin destacou a competitividade entre as cidades candidatas, afirmando que o processo de escolha será minucioso, levando em consideração tanto a operação do estádio quanto o impacto positivo que a competição pode trazer para as comunidades locais. “Estamos muito felizes de estar no Brasil, que apresentou 12 opções excelentes. Além dos aspectos operacionais e da infraestrutura, queremos entender como as cidades usarão a Copa do Mundo para promover o desenvolvimento do futebol feminino, especialmente incentivando meninas e mulheres a praticar o esporte”, afirmou Martin.
Além de Belo Horizonte, outras cidades brasileiras estão na disputa para receber o mundial: Belém (Mangueirão), Brasília (Estádio Nacional), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo). No total, pelo menos oito estádios serão selecionados para o torneio.
Uma nova rodada de inspeções está prevista para novembro, com foco em centros de treinamento e hotéis. O anúncio das cidades-sede ocorrerá no início de 2025.
Samuel Lloyd, diretor do Mineirão, destacou a prontidão do estádio para receber a Copa do Mundo Feminina de 2027. “Estamos preparados, com uma estrutura no padrão FIFA e experiência para organizar grandes competições internacionais. A visita foi importante para atualizarmos as informações do estádio e garantir que estamos prontos para esse grande evento”, afirmou Lloyd.
Se escolhida, Belo Horizonte consolidará ainda mais sua posição como uma das principais cidades esportivas do Brasil, contribuindo para o crescimento do futebol feminino no estado e no país.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.