Nesta quarta-feira (4), o Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), formalizou um protocolo de intenções com o Sistema Faemg/Senar. O objetivo principal dessa parceria é a expansão da assistência técnica e gerencial aos produtores rurais do estado, juntamente com a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.
O vice-governador Professor Mateus marcou presença na solenidade e enfatizou a importância do agronegócio mineiro, destacando os produtores como microempresários fundamentais para a economia do estado. Ele afirmou: "Com o apoio dos produtores, a relevância da participação do agro na matriz econômica do estado cresceu muito. Nós estamos chegando a 25% do PIB, o que significa mais de R$ 270 bilhões sendo produzidos pelo agro".
Inicialmente, a parceria visa atender de 300 a 400 produtores em diversas regiões de Minas Gerais, com um investimento inicial de mais de R$ 3 milhões para um período de 24 meses. Com a expansão dos serviços de assistência técnica no estado, o Governo de Minas e o Sistema Faemg/Senar buscam não apenas aumentar o número de produtores atendidos, mas também traduzir esse e em mais empregos e renda para os mineiros.
O projeto busca integrar a experiência e a capilaridade do Governo do Estado, por meio da Seapa e da Emater-MG, com a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Esse programa abrange desde o planejamento financeiro e gestão até o aprimoramento das práticas de produção, com cinco etapas de execução que incluem diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.
No âmbito do protocolo, cabe ao Sistema Faemg/Senar capacitar os profissionais da Emater-MG para utilizar essas técnicas, contribuindo assim para a melhoria na gestão das propriedades e o aumento da renda dos produtores.
A Seapa ficará responsável por oferecer apoio logístico e operacional para o desenvolvimento das ações, atividades e programas, enquanto a Emater-MG, em parceria com o Sistema Faemg/Senar, definirá as temáticas de capacitação, programas, locais e períodos de realização em diversas regiões do estado. O Sindicato de Produtores Rurais terá a responsabilidade de mobilizar agricultores, contando com o auxílio dos profissionais da Emater-MG quando necessário.
Uma das prioridades destacadas pelo Estado nessa parceria é garantir e ao Projeto Jaíba, especialmente aos pequenos agricultores. Para isso, um grupo de aproximadamente 30 produtores do distrito de irrigação estará entre os primeiros beneficiados.
Localizado nos municípios de Jaíba e Matias Cardoso, o Perímetro de Irrigação do Jaíba é considerado o maior projeto da América do Sul e o segundo maior do mundo em área contínua irrigada. Isso é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, e a União, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A área irrigada do projeto é um dos principais polos de fruticultura do estado.
Se você achou esta matéria interessante e relevante, compartilhe com seus amigos e familiares.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá, você terá o a atualizações em tempo real. Não perca tempo, junte-se a nós agora.