Do dia 24 até 30 de março, professoras e professores da rede municipal de educação participam do “I Seminário de Formação: Proposta Curricular 2021”, promovido pela Secretaria de Educação (SE), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Organizada em diálogo com o Grupo de Trabalho dos componentes curriculares, constituído por técnicas e técnicos da SE, coordenadoras e coordenadores pedagógicos, professoras e professores da rede municipal de educação e da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Proposta Curricular de 2021 provoca creches e escolas a se reinventarem no cenário da pandemia causada pelo coronavírus, principalmente com relação à garantia dos direitos de aprendizagens das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados em nossa rede de educação.
Abrindo oficialmente o Seminário, a secretária de Educação, Nádia Ribas, destacou o trabalho coletivo realizado em torno da Proposta Curricular de 2021. “Em 2020, o processo de formação com as lives foi intenso e muito bonito. Desde que assumimos, ouvindo as equipes diretivas das escolas, percebemos que precisávamos dar uma atenção especial no currículo, pensando em questões mais práticas e objetivas, sem deixar de lado as reflexões teóricas e filosóficas. Então, com a mobilização de vários profissionais da rede municipal de educação, de todas as áreas de conhecimento, as equipes trabalharam incansavelmente nesses últimos dois meses, pensando nessa proposta curricular para garantir, a partir do que foi construído pela rede nos dois últimos anos, a aprendizagem dos nossos alunos e alunas”.
As transmissões do “I Seminário de Formação: Proposta Curricular 2021” acontecem sempre às 9h, no canal da SE no YouTube.
24/03 - quarta-feira
Língua Portuguesa e Educação Física
25/03 - quinta-feira
Arte e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
26/03 - sexta-feira
29/03 - segunda-feira
30/03 - terça-feira
História, Língua Inglesa e Tecnologias
Referencial Curricular da rede municipal de Juiz de Fora
Desde 2012, a rede municipal de ensino de Juiz de Fora vem se debruçando em torno da elaboração de um Referencial Curricular produzido com a participação de diversos profissionais da educação. Já em 2020, após um estudo comparativo entre o Referencial Curricular da rede e a Base Nacional Comum Curricular, foi instituída a atual versão do Referencial Curricular de Juiz de Fora. No ano de 2021, a partir dessa iniciativa e em diálogo com o Grupo de Trabalho dos componentes curriculares, foram propostas orientações curriculares para o nosso município nestes tempos de excepcionalidade.
Os documentos relacionados ao Currículo Escolar da rede municipal estão disponíveis no site da PJF .