A Prefeitura de Juiz de Fora é novamente reconhecida pelo quarto ano consecutivo com o selo MigraCidades, uma certificação concedida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para as migrações. Este selo é atribuído a governos locais que se destacam por suas boas práticas no acolhimento e integração dos migrantes, assegurando a construção de uma sociedade mais inclusiva e coesa. A entrega oficial ocorrerá de forma virtual nesta quinta-feira, 16, às 14h, reconhecendo o trabalho contínuo e os avanços significativos da cidade na área.
O compromisso de Juiz de Fora com a população migrante e refugiada tem sido pautado por ações concretas e pela constante busca por melhorias nos serviços oferecidos. A supervisora de Políticas para População Migrante e Refugiada da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Victoria Sabatine, destacou as etapas cumpridas ao longo de 2024, especialmente a criação do Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Refugiada, Apátrida e Retornada. Esse esforço culminou na publicação do Plano Municipal, formalizado pelo Decreto 15.952, de 20 de julho de 2023, que visa garantir o o igualitário a serviços públicos, promover o respeito à diversidade e fomentar a participação cidadã, além de prevenir qualquer violação de direitos humanos.
O selo MigraCidades é um reflexo do empenho de uma gestão pública que, ao longo dos anos, tem mostrado que o acolhimento dos migrantes é, acima de tudo, uma questão de direitos humanos e de construção de uma cidade mais justa e igualitária.