A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) anunciou a prorrogação do prazo para que estudantes mineiros solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os interessados agora têm até esta sexta-feira (2 de maio) para realizar o pedido, que originalmente venceria nesta terça-feira (30 de abril). A medida visa ampliar as oportunidades para que alunos em situação de vulnerabilidade econômica possam se inscrever no exame sem custos.
Para garantir que todos os estudantes tenham condições de solicitar a isenção, a SEE-MG está disponibilizando laboratórios de informática em escolas estaduais. A iniciativa busca "democratizar o o ao Enem, especialmente para aqueles que não dispõem de computador ou internet em casa".
"Sabemos que muitos jovens enfrentam dificuldades para ar plataformas online, seja por falta de infraestrutura ou de recursos. Por isso, estamos assegurando que as escolas funcionem como pontos de apoio para que nenhum aluno mineiro fique de fora desta oportunidade", afirmou o secretário.
Conforme as regras do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, podem solicitar a isenção:
- Estudantes de baixa renda, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio;
- Alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições particulares;
- Participantes do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante do Enem (https://enem.inep.gov.br). O estudante precisa informar seu F e dados socioeconômicos. Caso a solicitação seja aprovada, a isenção será automaticamente aplicada no momento da inscrição, que está prevista para iniciar em meados de maio.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, muitas universidades portuguesas e instituições internacionais também consideram a nota do exame em seus processos seletivos.
A SEE-MG orienta os estudantes a não deixarem a solicitação para o último dia, evitando possíveis congestionamentos no sistema. Aqueles que enfrentarem dificuldades técnicas podem procurar a diretoria de sua escola ou a Coordenação Regional de Educação mais próxima.
Com a prorrogação, espera-se que mais jovens mineiros tenham a chance de pleitear uma vaga no ensino superior, reduzindo as desigualdades educacionais no estado.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais.