Agência FAPESP – O podcast Mundaréu, coordenado pela professora Daniela Manica, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor-Unicamp), acaba de ganhar uma nova série sobre antropologia da ciência e tecnologia feminista na Colômbia.
Intitulada “Mundaréu na Colômbia”, a nova temporada do programa de divulgação científica apresenta em cada episódio uma pesquisadora feminista da Colômbia.
As entrevistas são em castelhano, com uma narração em português costurando e facilitando a compreensão. Os episódios cruzam florestas, sabores e bordados, conversando sobre perspectivas e práticas antropológicas.
A nova série está vinculada a projeto de pesquisa liderado por Manica, com financiamento da FAPESP.
O projeto se dedica a um movimento duplo de experimentar com a linguagem sonora, pelo podcast Mundaréu, e refletir sobre como comunicar resultados e conversar sobre as pesquisas feitas sobre ciência e tecnologia na América Latina.
O foco do estudo está no mapeamento de pesquisas na área da antropologia da ciência e da tecnologia produzidas no Brasil, na Colômbia e na Argentina, com perspectivas feministas antirracistas, interseccionais e decoloniais.
Nos novos episódios, o ouvinte conhece as lutas colombianas e ativismos políticos, feministas e acadêmicos, com experiências regionais.
O teaser e os episódios do podcast podem ser ados pelo site do Mundaréu.