Grande salto na gestão de abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) marca o ano de 2022 com a efetivação de demandas históricas: por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o executivo alimentou a população em vulnerabilidade social com comida de qualidade, garantindo segurança alimentar e comida boa na mesa do cidadão. Ainda, as crianças receberam, pela primeira vez, alimentação durante as férias escolares do mês de julho. Além disso, foi iniciado a regularização para comercialização nas feiras livres, garantindo segurança para feirantes e consumidores.
Alimentação Escolar e Socioassistencial
A Seapa é responsável pelo abastecimento das todas as unidades escolares da rede municipal, creches parceiras e das instituições socioassistenciais conveniadas com a PJF. São mais de 44 mil crianças e cerca de 2 mil pessoas, adultos e idosos, em insegurança alimentar atendidas pelas políticas públicas municipais.
Neste ano, com a volta às aulas regulares depois do período de pandemia, aproximadamente 2.170 toneladas de alimentos foram entregues para a merenda escolar nas 148 instituições, o que equivale a 30% a mais que em 2019, ano anterior à pandemia da covid-19.
Durante as férias escolares, entre 18 e 29 de julho, os 15 serviços socioassistenciais espalhados por toda Juiz de Fora serviram 5.975 refeições para crianças, adolescentes, educandos e visitantes. Em 2023, esse atendimento inédito será ampliado, para atender ainda mais cidadãos. A partir de 2 de janeiro, 102 escolas municipais e 14 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV), estarão abertos fornecendo almoço para as crianças e adolescentes da cidade.
2022 foi o ano de iniciar o processo para a compra de gêneros alimentícios de cooperativas de agricultores e agricultoras familiares para a merenda escolar, contribuindo para o desenvolvimento regional e promoção do o a alimentos mais frescos e saudáveis aos estudantes das 148 instituições de ensino, entre elas escolas municipais e creches parceiras.
Com a Chamada Pública que está em fase de análise das propostas de 11 cooperativas participantes, a PJF coloca em prática a Lei nº 11.947, que determina que 30% do total dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar.
As 43 instituições sociais, entre elas, conselhos tutelares, casas de acolhimentos, SFCV, receberam 461 toneladas de alimentos. Desse total, 13 toneladas são verduras, legumes e frutas produzidos por agricultores familiares de Juiz de Fora e região que, por meio do Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o Comida Boa, puderam vender seus produtos diretamente para o poder público, o que se tornou mais um fonte de renda fixa para que pudessem escoar a produção. Além disso, foram entregues 780 quilos de manteiga, produzidos por cooperativas de agricultores familiares.
Ainda nas ações de combate à fome, em 2022, a Seapa adquiriu 9.115 cestas básicas que foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social por meio das Secretarias de Assistência Social (SAS) e Especial de Direitos Humanos (SEDH). Em fevereiro, em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas (CTA - Zona da Mata), 500 famílias cadastradas assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Juiz de Fora receberam vale-gás, para preparar suas refeições.
Garantindo comida a quem tem fome
Em maio deste ano, a Seapa assumiu a gestão direta do Restaurante Popular, que fornece refeições subsidiadas à população em situação de insegurança alimentar grave. Até o final de dezembro, 16.800 toneladas de alimentos foram produzidas no equipamento de Segurança Alimentar, servindo cerca de 1.000 refeições diariamente. O restante popular, que tem cardápio bastante variado e com refeições balanceadas por nutricionistas, oferece alimentação com preço ível.
Reafirmando o compromisso da PJF com o Combate à Fome e com a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, em novembro, foi apresentado o Diagnóstico do Sistema Agroalimentar, que identifica a situação atual do sistema no município e serve de base para a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan-JF) que está em fase final de elaboração.
Mobilizada na pauta de produção, distribuição e o a comida, a PJF doou, em parceria com o governo do Estado, 90 kits de sementes de hortaliças às famílias em vulnerabilidade social das regiões Norte, Sul e Leste, ação esta que deu forma a produção de alimentos nas hortas comunitárias. No bairro Vale Verde, foi construída, em parceria com o coletivo Mutirão da Meninada e o Plantio Solidário, a Horta Comunitária na Creche Municipal Toninho Ventura. Além disso, duas hortas já foram implantadas na Zona Norte da cidade, nos bairros Barbosa Lage e Benfica, juntamente com as associações de moradores das regiões e com a MRS Logística.
#noticias, #juizdefora, #pjf, #rcwtv, #jfnews, #juiz de fora, #alimenta, #população, #comida, #férias