Na tarde desta terça-feira (09), a Federação Mineira de Futebol (FMF) se reuniu de forma remota com os dirigentes dos 12 clubes participantes do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2021. No encontro, ficou definido que a competição será disputada nos mesmos moldes de 2020 e começa no dia 03 de julho de 2021.
Na primeira fase, as 12 equipes jogam em turno único em sistema de pontos corridos. Os quatro mais bem colocados vão avançar para o quadrangular final. Para decidir os dois que subirão ao Módulo I em 2022, as quatro equipes se enfrentam em sistema de pontos corridos em jogos de turno e returno.
A primeira fase está prevista para ser encerrada em 28 de agosto. Já o quadrangular final está previsto para ser disputado entre 04 de setembro a 02 de outubro.
Os jogadores deverão ser inscritos até o dia 30 de junho. Poderão ser registrados atletas até o dia 03 de setembro, véspera do início do quadrangular decisivo. Cada clube poderá inscrever até 30 atletas. Haverá limitação de sete jogadores acima de 24 anos para cada clube por jogo. Porém, o número de inscrição acima da idade fica ir para cada clube na competição. Encerrada a fase classificatória, os quatro clubes que irão avançar para o quadrangular poderão alterar a lista de 30 inscritos com a troca de até cinco jogadores.
Região da Zona da Mata será representada por quatro equipes
O tradicional clássico de Juiz de Fora, Tu-Tu, disputado na elite do futebol mineiro em 2019, desta vez acontecerá no Módulo II. O Tupi ficou em sexto lugar na competição do ano ado e disputará pela segunda vez seguida o campeonato após sofrer o último rebaixamento do Módulo I. Já o Tupynambás fez uma campanha ruim na elite estadual em 2020, sendo o último colocado e rebaixado para o Módulo II deste ano. A última vez que o Baeta disputou a divisão de o foi em 2018, quando foi vice-campeão.
Clássico juiz-forano Tupi X Tupynambás será disputado no Módulo II deste ano.
Outros dois times da região também vão buscar uma das duas vagas para o Módulo I de 2022. O Nacional de Muriaé bateu na trave na competição de 2020. Na ocasião, o time classificou para o quadrangular final, mas ficou em quarto lugar na fase decisiva. Já o Aymorés vai estrear no Módulo II este ano. O Azulão conquistou uma das duas vagas da Segundona do Mineiro - equivalente a terceira divisão do futebol mineiro - se sagrando campeão, sendo o primeiro título estadual oficial na história do futebol de Ubá.
Os quatro times da Zona da Mata vão se juntar ao Villa Nova, Betim, Serranense, Democrata de Governador Valadares, Democrata de Sete Lagoas, Guarani, Ipatinga e União Luziense. Nos últimos anos, a competição era disputada paralela ao Módulo I. Porém, devido a pandemia da Covid-19 os clubes enfrentaram dificuldades financeiras, sendo que a maioria deles solicitaram à Federação, alteração no calendário do futebol mineiro deste ano para suprir as necessidades e poder participar da competição.
Jogos poderão voltar a receber presença de público
Com o início da pandemia, o futebol foi paralisado em todo o Brasil no meio de março de 2020. Aos poucos as competições foram retornando, porém sem a presença de público. Como iniciamos o processo de vacinação contra a Covid-19 no país, priorizando as pessoas consideradas do grupo de risco, há previsão positiva que os torcedores poderão retornar aos estádios neste ano. Tanto que no arbitral do Módulo II desta terça, após votação entre os clubes, ficou definido que o o de público, caso seja permitido pelas autoridades de saúde, será liberado conforme realidade local.