Um novo o em direção à economia de baixo carbono foi dado em Minas Gerais. O Governo do Estado firmou parceria com a multinacional Harsco Environmental para a construção de uma planta da SteelPhalt no Vale do Aço. A unidade, voltada à produção de asfalto sustentável com 95% de agregados reciclados, representa um investimento de R$ 100 milhões e está prevista para começar a operar até o fim de 2027.
A ação é fruto do trabalho conjunto de diversos órgãos mineiros. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua vinculada, Invest Minas, foram responsáveis por articular a proposta e apresentar o potencial do estado à empresa americana. A parceria foi anunciada durante missão oficial do Governo de Minas nos Estados Unidos, liderada pelo vice-governador Mateus Simões, que destacou o compromisso do estado com soluções sustentáveis.
“A economia circular é uma prioridade. Minas tem trabalhado para atrair investimentos que respeitem o meio ambiente e contribuam para o desenvolvimento da indústria verde”, afirmou Simões.
A planta deverá produzir 100 mil toneladas de SteelPhalt por ano, com expectativa de gerar empregos e fomentar a cadeia da sustentabilidade na região. A tecnologia reduz em até 40% as emissões de carbono na comparação com o asfalto tradicional.
Minas como referência em inovação ambiental
Além da nova planta, a Harsco Environmental já atua no estado com quatro unidades — em Ipatinga, Timóteo, Ouro Branco e Jeceaba. Nessas fábricas, resíduos da produção de aço são transformados em produtos como AgroSilício, um fertilizante reciclado, e Neobrita, uma brita ecológica usada na pavimentação de vias. Esses produtos são distribuídos gratuitamente ao estado como parte de uma parceria público-privada.
A distribuição do AgroSilício, por exemplo, beneficia produtores rurais em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Em 2024, cerca de 1,4 mil agricultores de 90 municípios foram contemplados com o insumo, importante para o fortalecimento do solo e aumento da produtividade agropecuária.
Já a Neobrita tem sido utilizada em projetos de infraestrutura executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Segundo o órgão, a aplicação do material em obras no Vale do Aço trouxe ganhos ambientais e economia.
Parceria com foco no futuro
O protocolo firmado reforça o papel de Minas como destino atrativo para investimentos sustentáveis. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, a iniciativa evidencia como o estado tem se destacado pela capacidade de atrair empresas comprometidas com inovação e responsabilidade ambiental. Já o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, destacou o esforço contínuo para consolidar Minas como protagonista da indústria de baixo carbono.
Para o CEO da Harsco na América Latina, Wender Alves, Minas representa o local ideal para o início da operação da SteelPhalt no Brasil. “Com essa parceria, pavimentamos literalmente o caminho para uma infraestrutura mais limpa e eficiente. Minas já demonstra sua liderança na construção de um futuro mais sustentável”, disse.
A missão internacional do Governo de Minas segue até 16 de maio, com agendas em Nova York e Filadélfia — onde está localizada a sede da Harsco. A comitiva também participa da Semana Brasileira em Nova York, evento que reúne autoridades e empresários para debater oportunidades econômicas entre Brasil e Estados Unidos.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.