O vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei n.º 152/2025, que garante às pessoas com deficiência ou com transtornos mentais o direito de estarem acompanhadas de cães de apoio emocional. A medida vale para a entrada em meios de transporte e em estabelecimentos públicos e privados. Além disso, o texto também proíbe a cobrança de tarifa pela presença do animal.
Para usufruir dos direitos, caso a proposta seja aprovada e se torne lei, a pessoa com deficiência ou transtornos mentais deverá portar laudo emitido por médico psiquiatra indicando necessidade e benefício do animal de apoio emocional. O vereador explica que os cães têm o objetivo de contribuir para o conforto, segurança e apoio de seus tutores.
O projeto tramita nas Comissões Permanentes da Casa. “É um projeto que garante a promoção da inclusão social, o reconhecimento da Importância dos Animais de Apoio Emocional, o combate à discriminação. Garante a segurança e responsabilidade, e a contribuição para a saúde pública”, defende o vereador na sua justificativa.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.