Nesta quinta-feira (22), professoras(es) e coordenadoras(es) da rede municipal de ensino e profissionais das instituições parceiras do município participam de mais uma ação formativa do Seminário para Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovido pela Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Na formação, que será transmitida às 18h no canal da SE no YouTube, a palestrante Flávia Barbosa abordará o tema “Autismo funcional e as adversidades ao longo da vida”. A mediação será de Raquel Grazzinoli, do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Oeste/Sudeste.
O diálogo formativo foi iniciado no último dia 8, com o objetivo de trazer o olhar de quem convive e tem o autismo em sua vida cotidiana, com experiências concretas. Com os temas "Direito das/dos Autistas", “O papel da fonoaudiologia na comunicação da criança autista” e “A interação CAEE e escola através do ensino colaborativo”, as primeiras atividades do Seminário estão disponíveis no canal da SE no YouTube.
O Seminário de Formação segue nas próximas quintas-feiras até o dia 6 de maio, às 18h, na perspectiva dos Diálogos Inclusivos que integram a formação continuada das(os) profissionais da rede municipal de ensino e das instituições parceiras (creches) em 2021. Sem necessidade de inscrição prévia, é conferida declaração de participação mediante em lista de presença disponível no momento da transmissão ao vivo.
Sobre a palestrante
Flávia Barbosa é autista, casada, mãe, graduada em Serviço Social, pós-graduanda em TEA, voluntária no Instituto Aviva, idealizadora do projeto TEApoio (encontro de autistas adultos) e palestrante.
O Instituto AVIVA é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar serviços de apoio a crianças com deficiência e suas famílias. Atuando desde agosto de 2011, o Projeto AVIVA busca a inclusão social por meio de um trabalho intelectual, físico e sensorial, levando voluntários e crianças atendidas ao processo de participação social, ao desenvolvimento da igualdade de oportunidades e à promoção da autonomia pessoal.