A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge ) lançou, na última quinta-feira (8/5), edital para concessão das Thermas Antônio Carlos. A licitação está marcada para 14/7 de 2025, às 14h, na Sala Minas Gerais (Centro de Cultura Presidente Itamar Franco), em Belo Horizonte/MG. As propostas comerciais e os documentos de representação deverão ser entregues no dia 9/7, das 9h às 12h, também na Sala Minas Gerais.
A concessão tem como objetivo buscar um parceiro privado com expertise para istrar o espaço de formação a promovê-lo, integrá-lo a outros atrativos turísticos de Poços de Caldas e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. Somado a isso, o futuro concessionário deverá realizar investimentos para reformas de conservação e restauração das Thermas Antônio Carlos e da Fonte Pedro Botelho. São mais de R$ 7 milhões de investimentos previstos, sendo R$ 6,2 milhões de transporte da Companhia.
O Edital foi finalizado após coleta de propostas e sugestões enviadas durante consulta pública que ficou aberta de 12/10 de 2024 a 02/07 de 2025. Uma das diretrizes previstas é que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerias (Iepha) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços – CONDEPHACT-PC deverão ser acionados pelo futuro concessionário para aprovar os projetos de arquitetura e engenharia necessários para a execução. das obras de modernização e restauração das edificações que possuem valor histórico.
"Procuramos um parceiro que, além de istrar a Thermas com mais eficiência e agilidade, possa realizar ações de promoção da sustentabilidade, da inclusão social e integração do espaço com a cidade. Nosso propósito é ter uma gestão que gere benefícios para a população nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais.", explica a gerente de Infraestrutura Econômica da Companhia, Marcela Dantés. Para isso, o Edital traz sugestões como: contratação de mão de obra local, parcerias comerciais com a comunidade e valorização da cultura poços-caldenses nas dependências das Thermas.
“A parceria entre os poderes públicos e privados tem se mostrada eficiente em diversos exemplos espalhados pelo país. Em Poços de Caldas mesmo, há exemplos exitosos como o Palace Hotel e o circuito turístico da cidade contemplando vários ativos municipais. PPPs da Companhia, Fernanda Alen.
O Edital e as informações sobre o processo estão disponíveis neste link .
Thermas Antônio Carlos
Desde o final do século XVIII, as águas termais de Poços de Caldas são conhecidas por suas virtudes curativas e utilizadas nos mais diversos tratamentos. As Thermas Antônio Carlos foram inauguradas em 1931, como o primeiro estabelecimento termal do Brasil a oferecer uma série de serviços e tratamentos de saúde a partir do uso da água termal.
O Governo de Minas Gerais ou a istrar as Thermas Antônio Carlos em 15/1 de 2018. O empreendimento, pertencente à Codemge, vinha sendo istrado pela Prefeitura Municipal desde janeiro de 1990. Com a istração da Companhia, o local ganhou status de spa termal, oferecendo procedimentos de saúde, beleza e bem-estar, com o diferencial das águas termais. Posicionadas no centro da cidade, as Thermas são abastecidas por fontes de água sulfurosa, que nascem quentes a aproximadamente 45ºC, conhecidas por suas propriedades terapêuticas e renomadas por serem benefícios no tratamento de problemas circulatórios, de pele e de músculos.
São mais de 50 serviços e atrativos como banhos termais, duchas, tratamentos faciais, massagens, shiatsu, barras de o, acupuntura, hidroginástica, natação, manicure, pedicure, pilates, além de combos para o bem-estar.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site rcwtv-br.diariomineiro.net.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais.
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.